Autoconhecimento ou refém da opinião dos outros

17/21 . Autoconhecimento ou refém da opinião dos outros

Temos uma habilidade fundamental a desenvolver e que se fala pouco, que é a nossa capacidade de nos auto avaliar. Geralmente quando se fala desse tema o processo de avaliação acaba acontecendo de fora para dentro. Ou seja, uma ferramenta ou uma metodologia nos entrega um perfil comportamental que nos enquadra num grupo de características. E o pior disso é que podemos consolidar uma opinião sobre nós mesmos de que somos só isso! 

 

Entretanto, saber fazer a nossa autoavaliação nos dá o enorme poder sobre nós mesmos, que é o poder de saber que “estamos” assim, mas “não somos só isso!” 

 

É o autoconhecimento que nos capacita a fazer a nossa autoavaliação e não ficar refém de uma única versão de nós mesmos. Nos possibilita sair do condicionamento e explorar com mais intensidade novas formas de viver, para voltar a ser aquele ser humano curioso que amava aprender experimentando a vida.


Eu digo aprender experimentando a vida, porque eu vejo muitas pessoas entrando nos processos de aprendizado como um processo de preparação. Ou seja, estão no processo de aprendizado com a intenção de um dia estarem preparados para experimentar a vida. Meu convite é aprender fazendo.

 

É isso que possibilita sair da limitação da área de conforto para entrar na zona de expansão. O autoconhecimento expande a nossa consciência sobre nós mesmos. É um despertar que dá clareza para os pontos específicos e para as novas habilidades necessárias para cada momento da nossa vida. 

 

Porque o que é uma expansão de consciência? Expansão de consciência é ativar novas fontes de energia dentro de nós. É a possibilidade de ativar nosso poder pessoal. Só que quando você ativa novas fontes de energia, você tem que usar esse poder, senão ele vira energia reativa dentro de você. É como se você estivesse comprimindo essa força para ela não sair, isso deprime.

 

Isso significa que você já está pronto para o hoje! Para o amanhã, você tem que se desenvolver, claro! Entretanto, para promover a ação de hoje, você já está pronto. Entrar em ação, é abrir espaço para novos aprendizados.

Facebook
Pinterest
LinkedIn

Posts Recentes