Você sabe mesmo o que é autoconhecimento?

15/21 . Você sabe mesmo o que é autoconhecimento?

Bora lá hoje falar da diferença entre autoconhecimento e autodesenvolvimento. Distinção fundamental no nosso processo de escolhas.

 

Autoconhecimento é a capacidade de nos percebermos, de termos consciência sobre nós mesmos. Tem a ver com conhecer a nossa diversidade interna, as nossas várias identidades, algumas conscientes e outras completamente inconscientes. E que estão interferindo na nossa vida, quer a gente saiba ou não.

 

O autoconhecimento é explorar a diferença entre identidade e rótulo.

 

Identidade é um estado de expansão. É a possibilidade de ser mais, de acessar a nossa diversidade e as nossas possibilidades. Enquanto o rótulo é estático, é julgamento, muitas vezes pode até virar uma sentença ou um direito adquirido. Ambos altamente limitantes. Sim! Limitantes, porque criam crenças que nos tiram do caminho do aprendizado. 

 

Nós podemos aprender qualquer coisa. Podemos aprender até a fazer muito melhor o que já sabemos fazer bem. Direito adquirido também pode ser muito limitante, pois nos leva à arrogância do “já estou pronto”. Tanto ter a crença de “eu não tenho talento para isso ou aquilo” quanto estar na mentalidade do direito adquirido, são altamente limitantes no caminho da realização dos nossos sonhos.

 

Já o conceito de autodesenvolvimento, está relacionado com desenvolver as nossas estratégias e habilidades. Começa com desenvolver todas as aptidões que o mundo adulto nos solicita. Mas o desenvolvimento pessoal sem um processo de autoconhecimento pode ser um desperdício de tempo, energia e dinheiro.

 

O autoconhecimento é o que possibilita a clareza dos temas dos nossos sonhos, que conduz a definição dos nossos objetivos e identificação dos pontos específicos que necessitamos desenvolver. É isso que racionaliza nossos recursos, especialmente o tempo.

 

O autoconhecimento até pode acontecer na carona de um processo de desenvolvimento pessoal. Mas, sem a estruturação adequada, muitos dos seus insights se perdem pelo caminho. O autoconhecimento é uma forma de viver, se faz todos os dias. É um modo de funcionamento para conquistar a excelência na arte de se construir sábio.

Facebook
Pinterest
LinkedIn

Posts Recentes