Disciplina é mesmo fundamental?

4/21 Disciplina é mesmo fundamental?

 

“Tem que ter mais disciplina”; quantas vezes você já se pegou pensando, falando ou ouvindo alguém dizer isso?

 

Sabe que o termo Disciplina quando vem sozinho, não me desperta nenhuma rejeição. Mas quando vem acompanhado de “tem que”; aí confesso que imediatamente me aciona uma sensação de injustiça. 

Sim! ativa em mim uma leve indignação, eu logo falo para mim mesma; 

– Mas como assim? Eu já me esforço tanto e tem um lado meu que ainda acha que “tem que” colocar mais esforço? 

Portanto, esse “tem que”, precisou ser lapidado para que a minha negociação interna sobre esse tema da Disciplina acontecesse de forma favorável.

 

E para você? Aproveite e pense aí como é a sua relação com o conceito de Disciplina.

 

Voltando aqui para minha pequena rejeição ao termo “tem que” ter mais disciplina’; vou te contar como eu lido com isso.

 

Disciplina para mim tem relação direta com liberdade. Tudo que é árduo de ser feito e que vá exigir a minha disciplina, eu busco conectar com um ganho futuro de liberdade. 

Ou seja, eu sei que colocando foco em me concentrar nessa tarefa, eu estarei construindo a ponte que me leva a ter a liberdade de usufruir o que ela construiu. Sim, a tarefa árdua está construindo pilares ou paredes da nossa nova realidade. E se não está, aí você pode estar desperdiçando esforço ou não…

Às vezes só está árduo porque você ainda não domina a atividade. Então essa parede de esforço serve para você conquistar as habilidades que te habilitam a estar do outro lado da parede. E como eu gosto de dizer, te torna também aquela pessoa que combina com a sua nova realidade.

 

Disciplina portanto é esse lugar de colocar esforço com a concentração máxima no que você está construindo. Sem se deixar distrair pelas demandas fáceis que trazem um prazer imediato de conquista, mas que nada tem a ver com a sua liberdade.

 

Sem disciplina ficamos aprisionados numa vida que não queremos mais. Com a falsa sensação de que estamos vivendo livremente fazendo só o que queremos. Disciplina liberta porque nos constrói pessoas capazes de concretizar novas realidades.

Facebook
Pinterest
LinkedIn

Posts Recentes