O AUTOCONHECIMENTO É O PONTO DE LARGADA PARA SUA REALIZAÇÃO

Saber a diferença entre autoconhecimento e autodesenvolvimento é que dá a você foco.

O autoconhecimento é a capacidade de nos percebermos, de termos consciência sobre nós mesmos.

Tem a ver com conhecer a nossa diversidade interna, as nossas várias identidades, algumas conscientes e outras completamente inconscientes.
E que estão interferindo na nossa vida, quer a gente saiba ou não.

O autoconhecer é explorar a diferença entre identidade e rótulo.

Identidade é um estado de expansão. Está ligado com ser mais. Com a nossa diversidade. Com as nossas possibilidades.

Enquanto rótulo é estático, é julgamento, muitas vezes pode virar até uma sentença ou um direito adquirido.

Ambos altamente limitantes. Sim, limitantes. Porque criam crenças que nos tiram do mindset (atitude mental) do aprendizado.

Nós podemos aprender qualquer coisa. Podemos aprender inclusive a fazer muito melhor aquilo que já sabemos fazer bem.

Direito adquirido também pode ser muito limitante, pois nos leva à arrogância do “já estou pronto”.

Tanto ter a crença do “eu não tenho talento para isso ou aquilo”, quanto estar no mindset do direito adquirido, são altamente limitantes no caminho da realização dos nossos sonhos.

Já o conceito de autodesenvolvimento, está relacionado com desenvolver as nossas estratégias e habilidades. Com aprendizado continuo!
Começa com desenvolver todas as aptidões que o mundo adulto nos cobra.

Entretanto, o desenvolvimento pessoal sem um processo de autoconhecimento pode ser um desperdício de tempo, energia e dinheiro.

O autoconhecimento é o que vai te possibilitar iluminar seus sonhos, definir seus objetivos e identificar, em que pontos você necessita se desenvolver.

Isso resulta num processo de evolução muito mais planejado e focado. E aí você racionaliza recursos. Especialmente o tempo.

O autoconhecimento até pode acontecer na carona de um processo de desenvolvimento pessoal. Mas, sem a estruturação adequada, muitos dos seus insights se perdem pelo caminho.

O autoconhecimento é que nos sobe de nível, porque ele está relacionado com a nossa identidade. O desenvolvimento pessoal colabora e muito porque ele aumenta a nossa performance.

O autoconhecer é uma forma de viver, se faz todos os dias. É um modo de funcionamento para você conquistar a excelência na arte de se construir sábio. A outra alternativa é você perder tempo se estressando e gastando energia à toa.

Além do que você desperdiça matéria-prima para seu desenvolvimento pessoal. Porque esses eventos estressantes, eles nada mais são do que sinalizadores de temas para aprendizado.

Se você não desenvolve a habilidade de resgatar a informação que a situação está tentando te entregar, a situação vai ficar se repetindo indefinidamente. Até você sair do sequestro emocional e pegar o recado.

E é no caminho do autoconhecimento que está a alegria de viver! Porque a diversão está em caminhar inovando na arte de viver.

Facebook
Pinterest
LinkedIn

Posts Recentes